Facebook

sábado, 18 de maio de 2013

Como identificar se o seu pastor está pregando uma heresia?













Os nossos dias tem sido marcados pela multiplicação de heresias. Na verdade, existe um número significativo de líderes que por questões espúrias tem fabricado as mais variadas distorções teológicas.  Nessa perspectiva torna-se fundamental que o crente em Jesus aprenda a diagnosticar se o ensino defendido pelos seus pastores de fato é um ensino bíblico. Pensando nisso resolvi elencar sete questões que se observadas poderão auxiliar o cristão a discernir se o ensino pregado é uma heresia ou não.   

1- Aquilo que o seu pastor está pregando tem base bíblica ou ele está anunciando aquilo que acredita ser uma revelação espirital? Lembre-se nenhuma revelação pode sobrepujar os ensinamentos das Escrituras. A Bíblia deve ser a nossa única e exclusiva regra de fé e nada absolutamente nada pode se sobrepor a ela.

2- O texto usado pelo seu pastor está dentro do contexto?  Cuidado com interpretações doutrinárias fundamentadas em versos isolados. Heresias costumam surgir em interpretações individualizadas e departamentalizadas das Escrituras.

3- O seu pastor tem usado textos do Antigo Testamento de forma alegórica? Cuidado! Interpretar as Escrituras alegoricamente é extremamente perigoso. Muitas das heresias disseminadas ao longo dos séculos se deveu ao fato de que alguns alegorizaram as Escrituras.

4- A fundamentação doutrinária usada pelo seu pastor está de acordo com o ensino geral das Escrituras? Cuidado com ensinos específicos que ferem a Palavra de Deus como um todo.

5- O seu pastor se considera um profeta ou apóstolo cuja palavra ou revelação está acima das Escrituras? Se a sua resposta for sim, lamento lhe informar, mas provavelmente o seu líder espiritual é um falso profeta.

6- O seu pastor tem colocado técnicas de autoajuda ou conceitos da psicologia ou psicanálise acima das Escrituras? Cuidado, nenhum ensino, método ou doutrina humana pode prevalecer sobre as Escrituras.

7- A mensagem que o seu pastor costuma pregar visa a glória de Deus ou não? Ela é humanista, ensimesmada, e centrada no homem ou focada em Cristo? Lembre-se falsas doutrinas jamais glorificam a Deus e sim aos seus propagadores.

Caro leitor, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de  não sabermos identificar heresias. Acredito também que isso se deva ao fato de nos últimos anos termos abandonado as Escrituras.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Pense nisso!

Renato vargens
FONTE: http://renatovargens.blogspot.com.br/2013/05/como-identificar-se-o-seu-pastor-esta.html

2 comentários:

  1. Rodrigo Calanhãz Borges18 de maio de 2013 às 08:10

    Infelizmente essa é uma grande verdade que tem acontecido em nosso meio evangélico. Existem muitos líderes que utilizam a palavra de Deus para adquirir riqueza, honra e glória pessoal. É dever da igreja identificar esses falsos profetas, afinal de contas o povo de Deus é destruído por que lhes falata conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Senhores boa tarde. Mais uma pista: Se o Pastor insiste em pregar sobre semeadura, lançar o pão sobre as águas sacrifício, dizimo, prosperidade e nunca vira o disco. Se ele "precisa"dos dizimos para ter um jipão sport utility para comprovar a teoria da prosperidade, então ja pedi meu chapéu. Quem mora em Atibaia, já sabe de quem estou falando.
    marcos pedroso

    ResponderExcluir

Sugestão de leitura:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...