Facebook

domingo, 18 de maio de 2014

JULGAR ou NÃO JULGAR? DENUNCIAR ou NÃO DENUNCIAR HERESIAS?


Talvez você esteja pensando se devemos julgar e denunciar as heresias ou se devemos simplesmente nos calar diante delas, fingindo que está tudo bem. Essa é uma questão relevante para análise de todo o erro com o qual nos deparamos em nossa vida cristã.
O texto de Mateus 7: 1-2 assim diz:

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7: 1-2)
Usado fora de seu contexto, esse texto parece proibir o crente de julgar as heresias e parece dispensar o crente do dever bíblico de denunciar as heresias.
Muitos falsos profetas e falsos líderes têm usado os versículos acima para tentar calar os crentes contra suas heresias. Contudo, a leitura até o versículo 5 deixa claro que o crente não deve julgar HIPOCRITAMENTE a seu irmão. É isso que estamos impedidos biblicamente de fazer, julgar o irmão com hipocrisia.
“Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” (Mateus 7: 1-5)
Não devemos julgar nossos irmãos com a finalidade de condená-los. O que está proibido é o julgamento maldoso, é o julgamento que não edifica, é o julgamento usado para que nos afirmemos sobre o erro de nosso irmão. Contudo, é válido o julgamento amoroso, que tem a finalidade de exortar com verdadeiro amor e mansidão a que nosso irmão se reconcilie com os retos caminhos do Senhor.
Não devemos julgar com hipocrisia, como se fôssemos perfeitos, mas sim com misericórida.
Devemos julgar e condenar as más obras, o falso evangelho.
A verdade é que a Bíblia claramente nos ensina a lutar contra a heresia e a denunciar o erro vital.
A Bíblia nos manda, por exemplo, que evitemos os hereges (Tito 3: 10). Como poderemos obedecer a essa ordem se não verificarmos, amorosamente e à luz da Palavra de Deus, se o que está sendo dito não é heresia?
A Bíblia também nos ensina que devemos nos apartar dos irmãos que andam desordenadamente (2 Tessalonicenses 3: 6). Como fazer isso, se não não observarmos aqueles que assim andam?
 
O crente tem o dever bíblico de denunciar as heresias. Se você reconhece a heresia e se cala, você não está sendo amoroso com seu irmão e com as almas perdidas que estão sendo enganados. Lembremo-nos de quanto o Senhor Jesus denunciou os erros dos fariseus. Lembremo-nos de que Paulo resistiu a Pedro em sua face, porque este estava se mostrando reprovável.
Leia a Bíblia e você verá que Paulo dava nomes àqueles que eram responsáveis por doutrinas contrárias à Palavra de Deus, como vemos em 1 Timóteo 1: 20, 2 Timóteo 2: 17-18 e 2 Timóteo 4: 14-15. Em Gálatas 1: 8-9, Paulo diz ser anátema aquele que pregar um outro evangelho.
Vamos nos lembrar que o Novo Testamento é repleto de passagens com advertências sobre falsas doutrinas, falsos doutores e falsos profetas. 
 
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” (Mateus 7: 15)
“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” (Mateus 24: 11)
“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” (2 Coríntios 11: 13)
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.”  (2 Pedro 2: 1)
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” (2 Timóteo 4: 3)
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”  (1 Timóteo 4: 1)
Por que a Bíblia nos adverte quanto a isso? O que devemos fazer quando identificamos heresias? Devemos ficar calados, consentindo com os ensinamentos errados daqueles que desvirtuam a Palavra do Senhor? Devemos ficar calados em relação a ensinamentos que mandam pessoas para o inferno e que deturpam o evangelho? É isso que Jesus quer de nós, que sejamos crentes covardes e que fiquemos calados em nome de uma falsa paz, centrada em doutrinas erradas? Meu irmão querido, ao longo da história muitos irmãos nossos morreram para que hoje possamos ler a Bíblia. Temos de ser fiéis à Palavra de Deus e denunciar as heresias. Não estamos aqui para agradar a homens, mas para agradar a Deus. 
 
Se a Bíblia nos faz tantas advertências contra falsos profetas, falsos doutores, falsos apóstolos e contra perversões à sã doutrina, é de obviedade extrema que temos ordem bíblica para lutar contra todas as heresias. Se a Bíblia me alerta sobre algo, e eu vejo que alguém está pregando o oposto do que ensina a Bíblia, eu não posso me calar, mas sim devo amorosamente advertir e mostrar a meu irmão a verdade, para que ele não seja enganado pelo erro.
 
Como nos ensina a Bíblia, “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5: 21).
     Além disso, temos ordem bíblica expressa para julgar segundo a reta justiça:
     “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7: 24)
     Se Jesus verteu seu precioso sangue por nós, como podemos desprezar o sacrifício do Senhor ficando calados diante daqueles que ensinam e praticam doutrinas contrárias à Palavra de Deus?
 
     Lembremo-nos de que Jesus denunciou e apontou diretamente seu discurso contra aqueles que pervertiam a Palavra de Deus. Ele não silenciou, mesmo sabendo que isso despertaria contra Ele a ira daqueles que viriam a matá-lo. O ideal é que não haja dissensão na igreja, mas isso não pode ser conquistado à custa do silêncio do crente verdadeiro contra a heresia. É claro que não devemos ficar nos desentendendo por questões menores, mas temos dever bíblico de combater o erro vital e o desvirtuamento da sã doutrina.
     Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo é a verdade (Jeremias 10: 10; João 17: 3; João 14: 6; 1 João 5: 6). Logo, Deus não vai aceitar de nós nada menos do que a verdade. Como podemos nos calar diante de heresias, se heresias são mentiras?
 
     A Bíblia diz que a igreja do Deus vivo é a coluna e firmeza da verdade (1 Timóteo 3: 15), que devemos zelar pela sã doutrina (2 Timóteo 4: 1-5) e que devemos batalhar pela fé que foi dada aos santos (Judas 3).
     Sejamos como os crentes de Beréia (Atos 17: 11) e examinemos tudo a partir da Bíblia, para checarmos se é heresia ou se é algo de acordo com a Palavra de Deus, sempre julgando de acordo com a reta justiça. Muitos, mesmo se dizendo “evangélicos”, não suportam mais a sã doutrina (2 Timóteo 4: 3). Querem fazer igreja do jeito deles, ao gosto do freguês, para agradar homens, em vez de agradar a Deus. Isso é a igreja com propósitos. Isso não é nada mais do que profecia bíblica sendo cumprida. Tudo o que está ocorrendo está previsto na Bíblia. Vamos estudar a Bíblia e buscar entender a vontade de Deus. Afinal, a Bíblia é divinamente inspirada e guia para que o homem de Deus seja perfeito:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir , para corrigir , para instruir em justiça;
     Para que o homem de Deus seja perfeito , e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3: 16-17)
Lembre-se, contudo, de que tudo deve ser feito com mansidão, com sabedoria, com amor. Deus não quer participemos de contendas. Devemos exortar com mansidão os que praticam heresias e, se assim permanecerem, devemos deles nos afastar.
 
Não se omita. Cheque as heresias pelo estudo da Bíblia.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
    1 Coríntios 11:19

    ResponderExcluir
  3. Não podemos ter comunhão com os falsos pastores ,falsos apóstolos e suas heresias, não abrirmos nossa casa para recebe-los.Devemos divulgar o verdadeiro Evangelho e deixar o Espírito Santo operar e não lutarmos contra os falsos pastores e falsos apóstolos porque assim estaremos lutando contra o Criador pois é o Próprio Eterno YHWH (Yaohú) quem envia a operação do erro para juízo dos que amam a ventira.

    ResponderExcluir
  4. Tenho a certeza que devemos julgar com a Luz da bíblia,mas devemos ter muito cuidado ao decidir o que é heresia ou não nossa mente humana nos trai sacerdotes em Jerusalém mataram jesus declarando que ele era herege. Mataram o messias

    ResponderExcluir

Sugestão de leitura:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...