Facebook

terça-feira, 11 de março de 2014

URGENTE: Precisa-se de pastores!


     "Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?" (Ezequiel 34:02) 
   "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência." (Jeremias 3: 15) 

Já mencionei em potras postagens que pastorado não é profissão - é ministério. Quando Jesus designou o apóstolo Pedro para pastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profissionais, e sim "amas-me mais do que estes outros? " João 21:15-17.
Quem ama a Jesus, também amará aos que foram resgatados por Jesus e os tratará como Jesus os tratou.
      Vivemos tempos que se assemelham a época do profeta Ezequiel, onde muitos pastores estão se desviando dos propósitos de Deus apascentando a si próprios, ignorando a Palavra do Senhor e fazendo comércio de seus rebanhos. Arrancam a lã, o leite e a carne de suas ovelhas para satisfazerem seus desejos e manipulam as incautas para saciarem suas vaidades.
      Ontem estava lendo um jornal de grande circulação e algo chamou a minha atenção. Nos classificados vi um anúncio, no mínimo curioso, que dizia:
      "Precisa-se de pastor formado, com experiência, boa oratória motivacional e que não esteja passando por dificuldades financeiras"
       Logo passei a meditar no que acabara de ler e pude constatar o quanto o episcopado está sendo banalizado nos últimos dias. Hoje para que você seja um pastor basta ter uma boa oratória, currículo gabaritado, saber meia dúzia de versículos e principalmente ser um bom palestrante motivacional. Segundo a opinião desta nova geração do evangelicalismo brasileiro, basta pregar para o povo aquilo que todo mundo quer ouvir e pronto você está capacitado para a vida pastoral.
      De fato atualmente o Brasil precisa de pastores mais do que em qualquer outro momento de nossa história tupiniquim, porém os pastores que precisamos são pastores que atendam aos requisitos exigidos por Deus. Pastores que estejam mais preocupados em agradar à Deus do que a homens, pois afinal se buscarem agradar mais a homens do que a Deus, jamais poderão serem chamados de servos de Cristo (Galátas 1:10)
   Precisa-se de pastores que estejam dispostos a entregar-se de corpo, alma e espírito em prol dos cuidados às ovelhas. "O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". João 10:11. Este foi o exemplo que Jesus nos deu. O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de como se age com pessoas, mesmo cheio de problemas - e até fazendo oposição ao ministério, como foi o caso dos coríntios. A estes Paulo escreve: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amado?" II Coríntios 12:15. O pastor segundo o coração de Deus não tem pena de si - ele se entrega e se gasta em beneficio das ovelhas de Cristo.

Precisa-se de pastores que estejam verdadeiramente preocupados com a saúde espiritual do rebanho, de cada ovelha individualmente e particularmente. A parábola da ovelha perdida nos mostra este fato: "Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixa para ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta, do que pelas noventa e nove, que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos." Mateus 18:12-14. Qualquer pastor segundo o coração de Deus fará de tudo para recuperar pessoas que estão se afastando do rebanho.

Precisa-se de pastores que se recusem ser o centro das atenções, antes tenha o compromisso de prega a Cristo e a este colocar em evidência: “Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus" II Coríntios 4:5.  O pastor segundo o coração de Deus sempre há de se considerar um servo, dando toda a honra a Cristo Jesus.

Precisa-se de pastores que não ajam como dominadores sobre o rebanho, antes servem como exemplo: “. . . nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho”. I Pedro 5:3. O bom pastor anda na frente do rebanho e com o seu exemplo as ovelhas o seguem. Sua autoridade não é imposta, mas sim naturalmente reconhecida.


Chega de pastores que não buscam ao Senhor para saber a Sua boa, perfeita e agradável vontade! "Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscam ao Senhor; por isso não prosperam, e todos os seus rebanhos se acham dispersos. Jeremias 10:21. O "pastor” que não se orienta pela Palavra de Deus pode manter o domínio sobre o rebanho por algum tempo mas aos poucos o rebanho vai se dispersando.

Chega de pastores que apascentam a si mesmos! "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos de lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. "Ezequiel 34:2-3. O "pastor" infiel sempre está interessado em defender os seus direitos - seu salário, seu dia de descanso, sua privacidade, sua família. Gasta a maior parte do tempo cuidando de seus próprios interesses.

Chega de pastores que não cuidam de suas ovelhas! " A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não li gastes, a desgarrada não tomastes a trazer e a perdida não buscastes... Ezequiel 34:4. O "pastor" infiel faz poucas visitas aos membros, deixa os fracos na sua fraqueza, deixa os “feridos espirituais" sem cuidar da sua recuperação e não vai atrás dos que estão se afastando. Mesmo quando procurado, sempre acha alguma desculpa para não atender aos que necessitam de cuidado espiritual. Ele não quer ser perturbado em seu descanso. Mas faz questão de um bom salário. Quando faz visitas. costuma visitar não os que necessitam, mas os que o apoiam na sua posição.

Chega de pastores ditadores e que adoram exercer domínio sobre o rebanho! "Mas dominais sobre elas com rigor e dureza" Ezequiel 34:4b. O "pastor” infiel age como se fosse dono da igreja e considera a obrigação de todos os demais como sendo a mera obediência às suas ordens. Ele desobedece frontalmente a ordem de Deus: "Não como dominadores sobre o rebanho...". I.Pedro 5:3.

Chega de pastores que sempre querem ser únicos e assim obter a primazia! "Escrevi alguma coisa à Igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida." III.João 9. O "pastor" infiel, não quer ser um servo da Igreja (II Coríntios 4:5), mas quer ser um chefe na igreja. Não aceita ser um co-presbítero com os outros (I Pedro 5:1) mas quer ser um chefe-presbítero. Ele é obstinado pelo poder. E por isso não costuma ler cartas quando outros escrevem para ajudar (III. João 9) para não perder o seu domínio sobre a igreja.

Chega de pastores que não acolhe na igreja a pessoas que não apoiam a sua ditadura e assim as oprimem até excluí-las! "Não nos dá acolhida" III. João 9b. Ele faz de tudo para evitar qualquer contato de membros com pessoas de fora que poderiam ajudar a igreja a retornar aos princípios bíblicos.
 
Chega de pastores difama, amaldiçoa e faz calúnias contra pessoas que tentam ajudar a igreja! ". . . proferindo contra nós palavras maliciosas" III João 10b 
Ele não pode provar com a Bíblia que está certo, então procura desacreditar outros obreiros que poderiam ajudar, levantando calúnias contra eles.

Chega de pastores que, com autoritarismo, proíbe a igreja de manter contato com pessoas que não apoiam a sua posição anti-bíblica! "E não satisfeito com estas causas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los... "III. João 10b Ele faz de tudo para isolar qualquer pessoa que poderia ameaçar o seu domínio.

Chega de pastores que expulsa os insubmissos à sua ditadura da igreja! "E os expulsa da igreja". III. João 10c. O "pastor" infiel não tem a mínima preocupação com a manutenção de membros da igreja que poderiam ameaçar a sua autoridade. Não faz nenhum trabalho espiritual de recuperação, não segue os princípios de Mateus 18,15-17 -simplesmente se quer ver livre dos que não apoiam a sua posição autoritária - e os expulsa sumariamente.

Consequências para a igreja que tolera um pastor infiel às escrituras:
 
Os membros se espalham: "Assim se espalham, por não haver pastor, e se tomaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure, ou quem as busque". Ezequiel 34:5-6
Numa igreja onde Cristo, o cabeça, é substituído por um “pastor” ditador, fatalmente o rebanho se espalhará.

Conseqüências para os “pastores” infiéis às escrituras:
 
Deus vai dar fim ao seu pastoreio: "Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores, e deles demandarei as minhas ovelhas; porei fim ao seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto. Ezequiel 34:10. Um pastor ditador pode se manter por algum tempo no trono, porém o dia vem quando Deus mesmo o afastara do seu ministério.
Convém lembrar mais uma vez que toda a liderança da igreja é responsável perante Deus quando permite que se crie uma situação destas. A toda a liderança é atribuída o cuidado pelo rebanho (Atos 20:17 a 28)  e cada um dará contas a Deus pelas pessoas que foram espalhadas.

Aos membros e igrejas cujos guias realmente velam pelas vossas almas quero deixar o texto de Hebreus 13:17 "Obedecei aos vossos guias (plural) e sede submissos para com eles: pois velam por vossas almas como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não vos aproveita a vós outros”.

Aos obreiros e pastores recomendo que examinem o seu ministério e se tem procedido de tal forma que por sua causa, os membros se espalharam, que tenham a humildade de confessar o seu pecado e procurar reintegrar os que foram dispersos. Pois, conforme lemos em Hebreus 13.17 “nós obreiros, daremos contas a Deus pelas almas dos que nos foram confiados”

Graça e Paz à todos...

Renan Bressamini

******************
E na sua opinião caro leitor, quais as características de pastores que o Brasil precisa? Comente abaixo:


6 comentários:

  1. A graça e a paz do senhor Jesus, sou pastora Eliane Barbosa, em formação psicologia meu esposo pastor Rosemar Barbosa formado pela CBN , pastoreamos uma igreja , no bairro Taquaril, na qual estamos a 10 anos , com toda família no altar , meus filhos são levitas ,e sabemos do grande potencial que temos para ganharmos almas , decidimos sair para campo pois nosso ministerio , já deixamos um grande trabalho, Deus tocou em meu coração em compartilhar com meus, amados irmãos não sei qual e o propósito fé Deus , mas o senhor sabe de todas s coisas.

    ResponderExcluir
  2. Casada a 25 anos ,30 anos de conversa
    3 filhos levitas , Moro em belo horizonte

    ResponderExcluir
  3. A graça e a paz do senhor Jesus, sou pastora Eliane Barbosa, em formação psicologia meu esposo pastor Rosemar Barbosa formado pela CBN , pastoreamos uma igreja , no bairro Taquaril, na qual estamos a 10 anos , com toda família no altar , meus filhos são levitas ,e sabemos do grande potencial que temos para ganharmos almas , decidimos sair para campo pois nosso ministerio , já deixamos um grande trabalho, Deus tocou em meu coração em compartilhar com meus, amados irmãos não sei qual e o propósito fé Deus , mas o senhor sabe de todas s coisas.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz meu querido tenho uma grande história ministerial aonde passei por 16 anos como pastor de um grande ministerio de renome internacional porem dentro desses 16 anos foram vividos em varias cidade aonde posso dizer que conheço boa parte do estado de minas gerais mas chegou um momento a qual meu sogro sofreu com um câncer terminal e divido a distância minha esposa quase não teve contato com ele nesse período e devido isso tomamos a decisão de sair do ministério atitude essa que hoje arde no meu coração pois desejo muito voltar a ter o meu ministério uma igreja e um povo para cuidar hoje faço campanhas como pastor itinerante mas não e isso que desejo queria muito.uma oportunidade e aguardo em Deus me zap 33988606496 pastor Ferraz se Deus tocar no seu coração estou disposto a contar minha história e honra e caminhar na visão que Deus me colocar

    ResponderExcluir
  5. No mas desejo de todo meu coração cumprir o chamado no qual.Deus colocou em meu coração

    ResponderExcluir
  6. SOU PASTOR, SOU FORMADO, E ESTOU DISPONÍVEL PARA A OBRA DE DEUS EM QUALQUER PAÍS DA EUROPA.
    ATT,
    FREITAS.

    ResponderExcluir

Sugestão de leitura:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...