Facebook

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Por que Deus permite que alguns bebês nasçam deficientes?

 
Recentemente me perguntaram: Renan, se Deus é bom e misericordioso, porque alguns bebês nascem com deficiência?

Resposta bíblica: "Ao passar, Jesus viu um homem que nasceu cego. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele." (João 9:1-3)

Amado leitor, precisamos entender que alguns bebês nascem com deficiência por soberania e vontade de Deus, para que algum propósito divino seja cumprido através deste bebê, em algum momento da vida deste ser humano.


Lembro que certa vez, quando eu tinha dezessete anos, estava correndo no calçadão de uma praia e o meu interior encontrava-se completamente angustiado e com um forte sentimento depressivo, devido à alguns problemas profissionais que eu estava passando na época. Meus medos e ansiedades agitavam a minha alma como um pequeno barco em meio a uma grande tormenta. Estava correndo, me exercitando, mas por dentro estava fragilizado ao ponto de balbuciar para mim mesmo o quanto eu estava infeliz, o quanto me sentia imprestável e o quanto me sentia abandonado por Deus.

Durante este meu lamento interior, observei logo a minha frente um homem que estava imobilizado em uma cadeira de rodas e sendo conduzido por uma outra pessoa. Logo identifiquei que seus braços e pernas estavam mal formados, devido alguma  deficiência durante a gestação dele. Notei que até a sua cabeça para permanecer ereta era necessário um suporte afixado na altura do seu pescoço. 

Fiquei completamente estarrecido com aquela cena! Afinal como pode um ser humano viver nessas condições? Onde está Deus que permitiu que isso acontecesse? Estas indagações permearam a minha mente me deixando mais angustiado, porém algo aconteceu. Quando eu, correndo, me aproximei uns dois metros, ele olhou profundamente em meus olhos, abriu um sorriso enorme e enfaticamente disse seis palavras que me surpreenderam: 

"Bom dia! Que Deus lhe abençoe!"

Aquelas palavras entraram no meu coração como uma espada afiada, ao ponto de eu perder o ritmo das minhas passadas e me fazer gaguejar ao tentar respondê-lo. Meus olhos encheram de lágrimas e o Espírito Santo disse claramente ao meu coração que a alegria que provém de Deus não depende das circunstâncias da vida, mas sim da certeza de você esta vivendo segundo os propósitos Dele. 

Aquele homem tinha todos os motivos para ser uma pessoa amargurada, depressiva e revoltada com Deus, mas ele não era, pois descobriu o seu propósito de vida que é manifestar o poder, o amor e a graça de Deus, mesmo sendo através de suas deficiências e limitações. Aquele homem estava imobilizado em uma cadeira de rodas, mas era eu quem estava preso, sendo escravizado pelas adversidades. Aquele homem tinha seus membros físicos mal formados, mas era eu o verdadeiro "deficiente". Imagine quantos "deficientes espirituais" aquele homem contagiou e ainda contagia com a sua forma de ver e usufruir desta dádiva de Deus que é a VIDA.


Amado leitor, por isso podemos dizer que até bebês que nascem com alguma deficiência, são frutos dos desígnios de Deus. Quanto aos propósitos e planos de Deus, nós não podemos entender pois são maiores que os nossos planos e a nossa mente limitada jamais os entenderá, a não ser que sejam revelados pela obra e graça do Espírito Santo. 

"Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!" Romanos 11:33

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

"Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los ter paz e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração." Jeremias 29:11-13


Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e as doces consolações do Espírito Santo sejam abundantes em sua vida!

Renan Bressamini

*********************************************
E você amado leitor qual é a sua opinião sobre esse assunto? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e se gostou compartilhe...
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Jeremias 29:11-13

2 comentários:

  1. Boa tarde esse homem que você diz ser deficiente não é deficiente ele está deficiente, somos todos espíritos eternos nessa caminhada rumo a Deus ,por isso Deus permite rico pobre doente e cego príncipe escravo branco e preto...são apenas papéis esse "teatro" chamado terra nessa caminhada adquirirmos débitos e bençãos mais no fim todos nos chegaremos a tua presença :)

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente não posso aceitar q deus faça alguém nascer deficiente por propósitos que só ele sabe ,se eu q sou imperfeito não desejaria q alguem nascesse deficiente qnto mais deus q é perfeito

    ResponderExcluir

Sugestão de leitura:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...